Diretor-geral da PF participa da AGE da Fenapef

“A nossa instituição passa por um momento importante, em que a gente tem de se reafirmar, a cada dia, como uma instituição forte, de Estado, que cumpre seu papel legal, constitucional e só vai conseguir isso com união, com integração, com a parceria e com respeito a todos os integrantes da nossa instituição”, disse o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, que participou do segundo dia da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Andrei Passos foi um dos participantes da AGE, que ocorreu em Brasília nos dias 22 e 23 de março de 2023. Na ocasião, representantes dos 27 sindicatos filiados à Fenapef discutiram sobre temas jurídicos; sobre o atual cenário político e atividades parlamentares, bem como alinharam sobre a organização do XVIII Congresso Nacional dos Policiais Federais (CONAPEF) e outros assuntos de interesse da categoria.

Temas sensíveis aos policiais federais também estiveram na pauta. Durante o evento, o presidente da Fenapef, Marcus Firme, entregou ao diretor-geral da Polícia Federal um documento no qual solicita efetivar ações necessárias para implementar medidas de cuidado com a saúde mental dos servidores da Polícia Federal. “Estamos passando por um sério problema, que é o suicídio entre os colegas. Temos o dever de agir para reduzir os dados alarmantes”, comentou Firme.

A saúde mental dos policiais federais também deve ser um dos principais temas do XVIII CONAPEF, previsto para ser realizado na primeira quinzena do mês de outubro. Durante a AGE, os participantes deliberaram sobre a realização do CONAPEF em Brasília, entretanto, outros detalhes serão alinhados em reunião virtual.

Realizadas no Hotel Cullinan Hplus Premium, a Assembleia Geral Extraordinária e a Assembleia Geral Ordinária da Fenapef contaram com a participação de mais de 80 pessoas, entre elas, do juiz federal de Brasília, Leonardo Touchetto Pauperio, e dos deputados federais Aluísio Mendes e Ubiratan Sanderson, bem como do ex-deputado Valtenir Pereira.