Fenapef na Mesa Nacional de Negociação Permanente

No início desta semana, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme, e o diretor de relações do trabalho, Egídio Araújo, participaram da reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente, dispositivo destinado ao debate e negociação entre o Governo Federal e as entidades sindicais sobre melhorias nas condições de trabalho. Na ocasião, as principais reivindicações apresentadas pelos sindicatos foram o reajuste salarial e a valorização do servidor público.

A Mesa Nacional foi criada em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e seguiu até 2016, quando foi desativada pelo governo de Michel Temer. Retomada nesta terça-feira, a mesa contou com a participação de oito ministros de Estado, que se comprometeram a dialogar com as classes representativas, buscando a valorização do servidor público e, consequentemente, a melhoria na qualidade do serviço oferecido à população.

“Essa abertura para o diálogo contribuirá para intensificarmos as reivindicações da Fenapef junto ao Governo Federal. É uma sinalização do Governo de que quer conversar conosco. Seguiremos participativos e buscando, em todas as mesas de negociação, todas as oportunidades de garantir os direitos do policial federal”, informou o presidente da Fenapef, Marcus Firme.

Durante o evento, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, também assinou a minuta do decreto que regulamenta o artigo 92 da Lei n° 8.112/1990, que autoriza a inclusão de dirigentes sindicais na folha salarial. Atualmente, o representante sindical licenciado fica fora da folha de pagamento (contracheque) da União. O documento foi encaminhado ao presidente Lula e deve ser publicado até amanhã (8).

Outro ato realizado na solenidade foi o anúncio da liberação de R$ 350 milhões para pagamentos de direitos trabalhistas de servidores públicos dos exercícios anteriores. A medida vai beneficiar mais de 10 mil servidores. Ainda não foram divulgados os detalhes sobre como será realizado o pagamento e quem será beneficiado.

Para assistir a solenidade na íntegra, acesse:

Fonte: Fenapef

Foto: Fenapef