Forças de segurança explodem portos clandestinos usados pelo tráfico e contrabando na fronteira com o Paraguai


Forças de segurança explodiram portos clandestinos que são usados para o tráfico internacional de drogas e armas, além do contrabando, na região de fronteira com o Paraguai. Os trabalhos se concentraram na região de Guaíra, no oeste do Paraná.

A ação faz parte da quarta fase da Operação Importunus, que envolve várias forças de segurança e é coordenada pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima, da Polícia Federal (PF).

Ao menos 20 portos clandestinos foram encontrados na região de Guaíra, sendo que todos foram destruídos. Ao todo, foram usados 70 quilos de explosivos em cada ponto irregular.

Uma equipe da RPC Foz do Iguaçu acompanhou com exclusividade as explosões durante três dias de operação.

Segundo as autoridades, 80% das mercadorias ilegais que saem do Paraguai chegam ao Brasil por meio da água, principalmente pelo Lago de Itaipu, que tem uma extensão de quase 200 km.

Em alguns pontos, os criminosos conseguem cruzar a fronteira em somente cinco minutos. De barco, são transportados cigarros e agrotóxicos contrabandeados, além de armas e drogas.

Os portos clandestinos ficam localizados na região de mata ciliar, dentro de áreas de preservação ambiental. Para continuar o transporte, os criminosos usam carros que seguem por estradas rurais.

Fonte: G1

Foto: Zito Terres/RPC


Compartilhar