Operação Pavão Misterioso combate crimes de extração ilegal de madeira, uso de documentos falsos e obstrução de justiça

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8/3) a Operação PAVÃO MISTERIOSO, que tem por objetivo combater crimes de extração ilegal de madeira, associação criminosa, falsidade e uso de documentos falsos e obstrução de justiça.

A Justiça Federal concedeu seis mandados de buscas e apreensão a serem cumpridos em Santarém, bem como bloqueou/sequestrou mais de R$ 6 milhões das contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas práticas criminosa.

Se confirmadas as hipóteses criminais, os investigados podem ser condenados a mais de 15 anos de prisão.

O nome da operação faz analogia à literatura de cordel e associa a dificuldade em se desarticular a quadrilha, que fez uso de interpostas pessoas, laranjas e testas de ferro, para prática de crimes e consequente dificultar a investigação policial.

Foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio do COVID-19.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Estado do Pará
Foto: PF