PF encontra R$ 82 mil em panela na casa de piloto de avião investigado durante ação contra tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal encontrou R$ 82 mil em uma panela na casa do piloto de avião suspeito de participar de uma quadrilha que adaptava aeronaves para o tráfico internacional de drogas. O dinheiro foi apreendido na casa em Sorocaba (SP), enquanto o suspeito foi preso em Goiânia (GO), nesta quinta-feira (31).

A ação faz parte da "operação Tuup", que cumpre 28 mandados em oito estados: Tocantins, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará. O grupo investigado é suspeito de fazer fretes para transportar grandes remessas de cocaína para a América Central em aeronaves compradas e adaptadas no Brasil.

As investigações apontam que os aviões usados nas ações criminosas eram modificados em um aeródromo privado localizado no município de Nova Ubiratã (MT) e preparados para transportar cargas de 400 a 800 kg de cocaína para outros países. O dono do espaço também é investigado pelo consentimento do uso da propriedade e por ter auxiliado a quadrilha em três ações criminosas.

Os policiais federais do Tocantins descobriram que os aviões eram queimados após a droga ser descarregada. O homem que é alvo no Tocantins seria um dos principais articuladores dos voos internacionais. No início do ano passado ele foi preso pela Polícia Civil de Goiás, mas já havia sido liberado.

A Polícia Federal apurou que os aviões adquiridos pelo grupo criminoso foram registrados em nome pessoas que não têm condições financeiras de comprá-los e que não possuem relação com a atividade aeronauta, sendo utilizados como laranjas pelos criminosos. Conforme a PF, "as três aeronaves realizaram operações de voos irregulares e continham planos de voos fraudulentos, colocando em risco a segurança do transporte aéreo".

Foto: Reprodução G1 / Divulgação PF