PF investiga gerente de banco que fraudou R$ 1,5 milhão em empréstimo

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (5/4), a Operação O Administrador Infiel, para reprimir crimes contra o sistema financeiro nacional. O principal alvo é o gerente de um banco que fazia empréstimos ilegais. O prejuízo chega a R$ 1,5 milhão.

São cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas. Segundo a PF, o gerente facilitava a realização de empréstimos com base em dados falsos. Ele também era um dos principais beneficiários das transferências fraudulentas.

As investigações foram iniciadas com base em informações fornecidas pela própria instituição financeira. O banco identificou que pelo menos 136 contas foram abertas de forma fraudulenta.

Modus operandi

Durante a apuração, foi constatado que os criminosos utilizaram documentos de identidade falsos ou de terceiros sem o conhecimento destes, o que configura crime de uso de documento falso ou de falsidade ideológica. Em seguida, eles adquiriam os empréstimos a fim de transferir para contas próprias ou pessoas próximas.

Fonte: Metrópoles
Foto: PF/Divulgação