PF prende quadrilha acusada de roubo em contas de entes públicos

A Polícia Federal em Montes Claros, Minas Gerais, realizou, nesta quinta-feira, a Operação Compliance para desarticular uma quadrilha que efetuou roubo de contas de entes públicos por meio de fraudes bancárias. Para dissimular a origem do dinheiro, a quadrilha transferia os recursos usando o nome de outras pessoas, que seriam “laranjas”, para a aquisição de criptomoedas.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início com base em notícia crime apresentada pela Caixa Econômica Federal.

Segundo a Caixa, as supostas fraudes foram feitas em contas de mais de 150 municípios do país e, ainda de acordo com o banco, essas transações podem ter causado um prejuízo aos entes públicos de mais de R$ 15 milhões.

O delegado Leônidas Ribeiro Junior explicou como a quadrilha se passava por funcionários da Caixa e entravam em contato com tesoureiros de municípios para obter senhas das contas.

Na operação dessa manhã, que também aconteceu nos estados de Goiás, Maranhão, Paraná e no Distrito Federal, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, 29 indiciamentos e 29 sequestros de bens.

Os envolvidos devem responder pelos crimes de furto qualificado, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki
Fonte: Agência Brasil