UPB faz ato unificado em Brasília pelo direito do policial se aposentar; SINDIPOL-BA e SINPRF-BA marcam presença

A União das Polícias do Brasil (UPB) promoveu nesta terça-feira (21) um ato unificado em Brasília em defesa da aposentadoria policial bem como contra a ofensiva de cobrança de altíssimas alíquotas ordinária e extraordinária para os aposentados. O Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (SINDIPOL-BA) e o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais da Bahia (SINPRF-BA) estiveram presentes no evento. O presidente do SINDIPOL-BA, José Mario Lima; o diretor jurídico do SINDIPOL-BA, André Canelas; o vice-presidente do SINDIPOL-BA, Cristóvão Silva; O APF Leonardo Biron e o APF aposentado Jorge Silva, mais conhecido como Jorge Bonitão, representaram o SINDIPOL-BA na manifestação. O presidente do SINPRF-BA, Fábio Serravalle Franco; além de diversos sindicalistas da Polícia Rodoviária Federal, estiverem presentes.

O dia começou com a concentração em frente à Avenida das Bandeiras. A manifestação seguiu para um ato em frente ao Ministério da Justiça e depois o grupo foi para o Congresso Nacional. O protesto se encerrou em frente ao Palácio do Planalto.

Para o presidente do SINDIPOL-BA, José Mario Lima, o movimento dos profissionais de segurança pública se trata de luta contra a perda de direitos. “Portanto, é algo de cunho eminentemente trabalhista, que compromete seriamente conquistas históricas. A ameaça constante no texto da PEC 6/2019 é inaceitável, seja para os trabalhadores em geral, seja para nós deste setor tão específico e importante como é o da segurança pública”, afirmou ele, no final do ato.

Para ir até a capital federal, o SINPRF-BA disponibilizou um ônibus em parceria com o SINDIPOL-BA. Saíram de Salvador nesta segunda (20), 5h da manhã, e chegaram na madrugada desta terça (21).