FENAPEF REALIZARÁ VOTAÇÃO TOTALMENTE ELETRÔNICA DURANTE O PLEITO QUE DEFINIRÁ A GESTÃO DO TRIÊNIO 2025 A 2027 DA ENTIDADE

No dia 6 de novembro de 2024, mais de 14 mil policiais federais ligados aos 27 sindicatos do país, entidades que integram a Federação Nacional dos Policiais Federais, poderão participar da eleição que definirá a Diretoria Executiva da Fenapef para o triênio 2025/2027. Este ano, a Fenapef realizará o pleito de forma exclusivamente eletrônica.

De acordo com a Comissão Eleitoral Nacional 2024, cujos membros foram eleitos pelo Conselho de Representantes da entidade, a votação será realizada via sistemas digitais, permitindo que os policiais federais sindicalizados votem remotamente, por meio do site ou aplicativo seguro.

As vantagens atribuídas à votação eletrônica reúnem a conveniência, rapidez na contagem de votos e acessibilidade, especialmente para o policial federal que não pode estar presente fisicamente em alguma unidade da PF. A Fenapef está trabalhando de forma criteriosa para garantir a segurança na integridade do sistema adotado para o pleito deste ano.

Agilidade na apuração, acessibilidade e transparência

"A destituição do processo de votação por escrutínio secreto, referente à colocação presencial de um boletim de voto numa urna, se justifica porque esta modalidade de votação apresenta desafios significativos, que impactam diretamente a eficácia e a confiabilidade do processo", comenta o presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Paulo Roberto Poloni Barreto.

Segundo Poloni, a Fenapef optou por soluções tecnológicas e digitais como alternativas para agilizar o processo, aumentar a transparência e reduzir os erros. Preocupada com a transparência, a Federação publicará periodicamente, até novembro, tutoriais e textos informativos até o pleito, para informar com clareza todo o processo.

"A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), por meio da Comissão Eleitoral Nacional 2024, tem compromisso em realizar eleições justas e imparciais, essencial para respaldar a responsabilidade pela condução desses processos a fim de buscar constantemente melhorias que possam mitigar suas limitações, garantindo que o exercício democrático seja eficiente e verdadeiramente representativo à base sindical dos policiais federais no Brasil", conclui.

Fonte: FENAPEF
Foto: FENAPEF