PF prende quadrilha que lucrou R$ 15 milhões com pirâmide financeira

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (3/5), a Operação Quéfren. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que atua na forma de pirâmide financeira (esquema Ponzi) e na prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Estima-se que cerca de 120 pessoas foram lesadas, gerando prejuízo de R$ 15 milhões.

Policiais federais cumprem 11 mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Itajaí (SC), sendo três de prisão temporária e oito de busca e apreensão, em endereços situados nas cidades catarinenses de Balneário Camboriú, Tubarão e Camboriú. Ordens judiciais também são cumpridas em Barueri (SP). O tribunal autorizou, ainda, o bloqueio e sequestro de bens em nome de pessoas físicas e jurídicas da organização.

Segundo a PF, a organização é composta por cerca de 20 pessoas. A quadrilha iniciou as atividades ilegais em 2019, por meio da constituição de empresas que atuavam na forma de banco digital, sem autorização do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O nome da operação faz referência ao segundo maior monumento do Egito Antigo, a Pirâmide de Quéfren, construída há mais de 4,5 mil anos. A PF ressalta que denúncias e informações sobre o caso poderão ser enviadas ao e-mail: denunciapiramides.iji@pf.gov.br.

Fonte: Metrópoles

Foto: PF/Divulgação