Policiais Federais esclarecem medida provisória pró-PF: 'Não se trata de aumento para a categoria'

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (SINDIPOL-BA), José Mário Lima, em entrevista nesta terça-feira (7) à Rádio Metrópole, esclareceu a medida provisória, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que estabelece alteração nas gratificações para policiais Federais em cargos de chefia. A medida, de acordo com o Ministério da Economia, terá um impacto de R$ 7,8 milhões em um ano.

"Não se trata de aumento para a categoria como um todo. Houve sim uma mudança de DAS para uma nova função de confiança do poder Executivo (FCPE). Teve mudança em termo de escalonamento para remuneração das chefias. Isso que está gerando tumulto em termos de esclarecimento", disse.

De acordo com José Mário, não há possibilidade hoje de aumento salarial para a categoria por causa da crise fiscal que assola o país, segundo argumentação do próprio governo.

José Mário Lima ainda disse que os desdobramentos da MP "virão com a regulamentação do texto". "Nessa regulamentação um determinado posicionamento da categoria que é dizer exatamente para a Direção-Geral: qual é a disposição dos cargos policiais ensejados por esse medida? Quais os cargos policiais dentro da estrutura da Polícia Federal que estarão em condições de assumir cada uma dessas funções de confiança do Poder Executivo?", questionou.