Presidente do SINDIPOL-BA divulga livro “Armas para quem?” de policial federal

O policial federal e pesquisador acadêmico Roberto Uchoa lançou seu primeiro livro, “Armas para quem? A busca por armas de fogo” (2021), e o presidente do Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (SINDIPOL-BA), José Mario Lima, já adquiriu seu exemplar da obra.

O conteúdo busca apresentar um pouco mais sobre o universo das armas de fogo e conhecer quem são as pessoas que estão comprando armas de fogo legalmente e para quê. A obra foi publicada pela editora Dialética.

O livro de Roberto Uchôa é dividido em três partes. Na primeira, é apresentado ao leitor a história da relação do país com as armas de fogo. Fala sobre legislação, o crescimento da indústria armamentista e a violência armada. Uma visão ampla sobre o mercado. Na segunda parte, o objetivo é apresentar a pesquisa que ele fez mostrando um pouco sobre quem são as pessoas que estão comprando armas.

Na terceira e última parte da obra, é abordada a discussão sobre o uso da arma de fogo como defesa e se o armamento da população é ou não uma política pública de segurança adequada.

O livro “Armas para quem?” é prefaciado pela professora e doutora em Sociologia, Luciane Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Roberto Uchoa foi orientado por ela no Curso de Mestrado em Sociologia Política. Uchoa foi chefe do SINARM (Sistema Nacional de Armas) da Polícia Federal no Norte e Noroeste Fluminense.

Além do mestrado, Roberto Uchôa tem especialização em gestão de segurança pública, pesquisador do Núcleo Cidade, Cultura e Conflito da Universidade Estadual do Norte Fluminense, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.